O Tantra é, acima de tudo, um caminho espiritual, marcado pela descoberta interior. Ele é marcado por uma jornada de autoconhecimento que transforma profundamente as nossas atitudes e nossos comportamentos.
Mais do que apenas uma prática, o Tantra é uma filosofia de vida, uma maneira de olhar para si mesmo, para o outro e para o mundo que traz mais equilíbrio e harmonia.
Esse é um caminho sem doutrinação, muito pautado na prática e, em suma, busca sensibilizar o corpo, expandir a consciência e tornar mais alta a voz do coração.
Essa é uma transformação que acontece de dentro pra fora, livre da influências de opiniões e conceitos alheios. Uma jornada em busca da individualidade orgânica - que reconhece o seu papel no todo - e traz nada senão amadurecimento para aqueles que a trilham.
O tantra conta com duas divindades principais: Shiva, para representar a energia masculina e Shakti, para representar a energia feminina. O Tantra funciona a partir do equilíbrio dessas duas forças, incluindo técnicas de respiração, meditação e manipulação de energia.
Dessa maneira, praticantes do Tantra tendem a ascender para níveis elevados de consciência. Na filosofia tântrica, o corpo não é uma oposição ao espírito, mas um caminho para a fruição da energia pelos chakras.
Ainda que a prática do tantrismo esteja muito relacionada à ascensão sexual, ela não se limita exclusivamente a esse uso. Suas aplicações são muito mais amplas e aprofundadas.